Informações Técnicas

Mapa e terreno
Mapa novo: Mapa da Serra da Ota, produzido em Setembro de 2009, à escala de 1:15000 e equidistância de 5 metros.
Mapa existente (registo 006/2007): Mapa da Ota, criado em 2007 e revisto em Setembro de 2009, à escala de 1:20000 e equidistância de 5 metros.

O terreno é um misto de floresta, áreas abertas e zonas de cultivo. A zona sul do mapa da Ota é maioritariamente plana. Mas a norte existe mais declive com subidas mais duras e descidas mais técnicas.
O mapa novo é mais técnico, com algum desnível e zonas de transição simples.
A rede de caminhos é rica e é composta principalmente por caminhos de média transitabilidade.

Distâncias

Escalão Melhor Opção Linear Desnivel Controlos Melhor Opção Linear Desnivel Controlos
DE 16,2 Kms 11,6 Kms 540 14 22,8 Kms 16,4 Kms 370 13
HE 18,6 Kms 13,0 Kms 650 15 27,4 Kms 18,0 Kms 405 13
D17 8,4 Kms 6,0 Kms 270 10 14,1 Kms 9,7 Kms 210 11
H17 15,6 Kms 11,3 Kms 520 16 20,5 Kms 13,9 Kms 305 13
D20 10,0 Kms 7,4 Kms 330 13 17,9 Kms 13,2 Kms 290 13
H20 16,4 Kms 12,0 Kms 560 13 25,7 Kms 17,2 Kms 395 14
D21A 9,0 Kms 6,4 Kms 290 10 16,7 Kms 12,4 Kms 265 12
H21B 6,9 Kms 5,2 Kms 280 10 12,0 Kms 8,2 Kms 190 11
H21A 15,6 Kms 11,3 Kms 520 16 20,5 Kms 13,9 Kms 305 13
D35 10,0 Kms 7,4 Kms 330 13 17,9 Kms 13,2 Kms 290 13
H35 16,4 Kms 12,0 Kms 560 13 25.7 Kms 17,2 Kms 395 14
H40 15,8 Kms 11,7 Kms 530 13 21,2 Kms 15,0 Kms 370 14
D45 8,4 Kms 6,0 Kms 270 10 14,1 Kms 9,7 Kms 210 11
H45 10,0 Kms 7,4 Kms 330 13 17,9 Kms 13,2 Kms 290 13
H50 9,0 Kms 6,4 Kms 290 10 16,7 Kms 12,4 Kms 265 12
H55 6,9 Kms 5,2 Kms 280 10 12,0 Kms 8,2 Kms 190 11
DVetB 6,9 Kms 5,2 Kms 280 10 12,0 Kms 8,2 Kms 190 11
HVetB 8,4 Kms 6,0 Kms 270 10 14,1 Kms 9,7 Kms 210 11
Form F 5,4 Kms 4,2 Kms 250 8 9,0 Kms 7,5 Kms 125 13
Form M 5,4 Kms 4,2 Kms 250 8 9,0 Kms 7,5 Kms 125 13
OPT1 5,4 Kms 4,2 Kms 250 8 9,0 Kms 7,5 Kms 125 13
OPT2 9,0 Kms 6,4 Kms 290 10 16,7 Kms 12,4 Kms 265 12
OPT3 13,3 Kms 9,9 Kms 460 13 19,2 Kms 13,6 Kms 300 10

Dorsais:
* A utilização de dorsal, na bicicleta ou no atleta, é obrigatória em todos os escalões de competição.

Outras Informações:
* Os pontos de controlo serão numerados de 101 a 199.
* O último controle será o número 200.
* Será necessário controlar na linha de meta o 'finish' (paragem do tempo de prova).
* É proibido transitar com a bicicleta fora dos caminhos. É no entanto possível andar fora dos caminhos, desde que as rodas da bicicleta não estejam no chão.
* Aos atletas dos escalões abertos (Orientação para Todos - OPT) ser-lhes-á atribuído um tempo de partida, para melhor gestão das partidas e evitar acumulação de atletas nessa zona, sugere-se que a sigam, podendo no entanto partir no momento que acharem melhor. O inicio da vossa prova dá-se quando o SI é controlado no start.
* Haverá briefings para todos os atletas que o desejarem. Os mesmos terão lugar na zona das partidas, havendo a possibilidade de dois guias poderem acompanhar grupos que assim o desejem. Informe-se na zona de partidas.
* Todos os atletas após terminarem a sua prova, mesmo em caso de desistência da mesma, devem dirigir-se à informática para assinalar que chegaram e que não houve qualquer problema.
* Quando circularem pelas estradas de alcatrão, devem ser respeitadas as regras de trânsito que a elas se aplicam.

* O mapa revisto é limitado a oeste por uma estrada com trânsito intenso e rápido, a mesma que delimita o mapa novo a leste. Por este motivo é estritamente proibido transitar na estrada. Nos mapas a estrada está cortada com cruzes magenta (símbolo de caminho proibido). Os percursos foram feitos por forma a que a melhor opção nunca seja a utilização da estrada. Mas de qualquer forma a estrada será controlada e qualquer atleta que nela transite será desclassificado.

Foto aérea da área:


Excertos do mapa:


Mapa antigo:
 
Apoios

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