Formação
Olá pessoal!
Após uma semanita de descanso, voltamos aos nossos temas, e com a nossa amiga bússola, para terminar este tópico. Já sabemos o que é uma bússola, de onde vem e o que nos mostra, portanto só falta saber como é que a utilizamos na prática! Continuem comigo...
Mapeando - Tema 12: A BÚSSOLA, ORIENTAR O MAPA E TRAÇAR AZIMUTES
Como já vimos, a nossa primeira preocupação, antes mesmo de olhar o mapa em pormenor, é de ter a certeza que está orientado.
Para fazê-lo devemos procurar no mapa a indicação do norte, por vezes é uma seta com um "N", noutras é uma rosa-dos-ventos, e fazê-la coincidir com a direcção que o ponteiro do norte da nossa bússola nos indica.
No entanto, existem outros elementos que nos indicam a direcção do norte no mapa, como os símbolos e os números do percurso, que estão sempre orientados a norte! Procurem símbolos como buracos ou pequenas depressões, são sempre orientados a norte, o que é uma ajuda.
Também os meridianos, que são linhas rectas que atravessam o mapa de norte a sul, indicam esta direcção. Estas linhas podem estar a preto ou azul, existem várias em cada mapa, sempre à mesma distância umas das outras.
Vão agora aprender uma técnica em que orientam o mapa e ficam a saber a direcção em que está o próximo ponto.
Chama-se a técnica do "um, dois, três", precisamente porque é feita em três passos. A imagem seguinte mostra e explica esta técnica.

Outro conceito, um azimute é, na nossa gíria, quando determinamos e seguimos uma certa direcção.
Um erro comum é orientar o mapa a sul em vez de a norte, o que dá mau resultado ;-) façam sempre com calma e com certeza. Outro erro é confiar só na bússola, ou seja, mesmo depois de terem aplicado esta técnica, devem-se lembrar de 3 coisas durante o caminho:
- Olhar frequentemente para a bússola para ter a certeza que continuam certos (pois todos temos tendência a desviar);
- Confirmar com vários elementos do terreno pelos quais deveriam ir passando, não todos, alguns bastam;
- Ter atenção ao tipo de terreno e à melhor opção, pois se no mapa existir um rio, ou um verde-escuro não vale a pena seguir em frente só porque a bússola diz...
Se tiverem alguma dificuldade, façam os azimutes por partes. Ou seja, logo após executarem esta técnica, olhem para o fundo na direcção do ponto e "marquem" visualmente uma árvore, ou algum objecto e sigam nessa direcção. Uma vez lá, apliquem a técnica outra vez.
A melhor utilização desta técnica não é de um ponto para outro, eu assim o exemplifiquei para melhor compreensão. Esta técnica utiliza-se durante a pernada, mas não durante a totalidade dela, talvez do ponto de saída até um cruzamento de caminhos, ou daí até um monte, ou até ao elemento de ataque ao nosso ponto. Mas isto vão perceber mais para a frente.
Pratiquem esta técnica com mapas que tenham em casa!
De seguida mais uma imagem com um exercício, como de costume, para quem quiser praticar um pouco aquilo que aprendeu.

[ Depois de fazerem os exercícios podem consultar as respostas aqui (abre numa nova janela) ]
Finalmente apresento-vos mais uma imagem, mas que é só uma curiosidade, que vos prova que devemos mesmo ter sempre muita atenção! A imagem chama-se "experiência".

Fiquem bem e até à próxima!
Alexandre Alvarez
Após uma semanita de descanso, voltamos aos nossos temas, e com a nossa amiga bússola, para terminar este tópico. Já sabemos o que é uma bússola, de onde vem e o que nos mostra, portanto só falta saber como é que a utilizamos na prática! Continuem comigo...
Mapeando - Tema 12: A BÚSSOLA, ORIENTAR O MAPA E TRAÇAR AZIMUTES
Como já vimos, a nossa primeira preocupação, antes mesmo de olhar o mapa em pormenor, é de ter a certeza que está orientado.
Para fazê-lo devemos procurar no mapa a indicação do norte, por vezes é uma seta com um "N", noutras é uma rosa-dos-ventos, e fazê-la coincidir com a direcção que o ponteiro do norte da nossa bússola nos indica.
No entanto, existem outros elementos que nos indicam a direcção do norte no mapa, como os símbolos e os números do percurso, que estão sempre orientados a norte! Procurem símbolos como buracos ou pequenas depressões, são sempre orientados a norte, o que é uma ajuda.
Também os meridianos, que são linhas rectas que atravessam o mapa de norte a sul, indicam esta direcção. Estas linhas podem estar a preto ou azul, existem várias em cada mapa, sempre à mesma distância umas das outras.
Vão agora aprender uma técnica em que orientam o mapa e ficam a saber a direcção em que está o próximo ponto.
Chama-se a técnica do "um, dois, três", precisamente porque é feita em três passos. A imagem seguinte mostra e explica esta técnica.

Outro conceito, um azimute é, na nossa gíria, quando determinamos e seguimos uma certa direcção.
Um erro comum é orientar o mapa a sul em vez de a norte, o que dá mau resultado ;-) façam sempre com calma e com certeza. Outro erro é confiar só na bússola, ou seja, mesmo depois de terem aplicado esta técnica, devem-se lembrar de 3 coisas durante o caminho:
- Olhar frequentemente para a bússola para ter a certeza que continuam certos (pois todos temos tendência a desviar);
- Confirmar com vários elementos do terreno pelos quais deveriam ir passando, não todos, alguns bastam;
- Ter atenção ao tipo de terreno e à melhor opção, pois se no mapa existir um rio, ou um verde-escuro não vale a pena seguir em frente só porque a bússola diz...
Se tiverem alguma dificuldade, façam os azimutes por partes. Ou seja, logo após executarem esta técnica, olhem para o fundo na direcção do ponto e "marquem" visualmente uma árvore, ou algum objecto e sigam nessa direcção. Uma vez lá, apliquem a técnica outra vez.
A melhor utilização desta técnica não é de um ponto para outro, eu assim o exemplifiquei para melhor compreensão. Esta técnica utiliza-se durante a pernada, mas não durante a totalidade dela, talvez do ponto de saída até um cruzamento de caminhos, ou daí até um monte, ou até ao elemento de ataque ao nosso ponto. Mas isto vão perceber mais para a frente.
Pratiquem esta técnica com mapas que tenham em casa!
De seguida mais uma imagem com um exercício, como de costume, para quem quiser praticar um pouco aquilo que aprendeu.

[ Depois de fazerem os exercícios podem consultar as respostas aqui (abre numa nova janela) ]
Finalmente apresento-vos mais uma imagem, mas que é só uma curiosidade, que vos prova que devemos mesmo ter sempre muita atenção! A imagem chama-se "experiência".

Fiquem bem e até à próxima!
Alexandre Alvarez