CPOC Online

Formação


Olá malta!

No Mapeando desta semana vamos continuar com as técnicas e coisas a ter em mente em prova.

Mapeando - Tema 22: EM PROVA, VELOCIDADE

Em competição este é um importante factor a ter em mente. Se não vamos com atenção à nossa velocidade, podemos estar a correr devagar demais, ou então o contrário, corremos demais e depois perdemos a noção de onde estamos exactamente.

Antes de mais, algumas noções de velocidade. A gestão da velocidade não se resume a evitar o desnível, temos de pensar em todos os tipos de factores que tornam a nossa progressão mais fácil. Quer física, quer tecnicamente. Quer seja procurando os caminhos, estradas, áreas abertas, ou outros.

Na tabela seguinte podem ficar com a noção dos valores de velocidade em minutos por quilómetro que fazemos em prova nos diversos tipos de terrenos:
VelocidadeEstrada/caminhoÁrea abertaFlorestaFloresta com desnível
A andar12172227
A "rolar"681014
Em competição46810

Isto que dizer que se ganha fazendo um desvio de mais de o dobro da distância quando correndo num caminho em vez de numa floresta desnivelada.

Também devemos ter em atenção que as áreas abertas no Inverno, não são iguais às mesmas áreas no Verão. Basta imaginar terrenos alentejanos que quando secos são rijos e rapidíssimos, mas que com as chuvas se tornam muitíssimo duros com a lama e os charcos.

Quanto à vertente técnica da variação da velocidade, existe uma técnica muito simples e eficaz, e se a tiverem sempre em mente, terão muito menos dificuldades. É a técnica do semáforo (ou, em inglês, "traffic lights"). Quando saem do ponto, pode ser amarelo, onde não podem ir logo muito rápido para verem bem por onde têm de ir. A meio, pelo caminho, pode ser verde, onde podem correr à vontade. Mas na aproximação ao ponto, especialmente se tiver muita pedra ou pouca visibilidade, tem de ser vermelho, ir mesmo muito lentamente.

Saber variar o ritmo de corrida é crucial, quando por exemplo, têm um pedaço de uma opção por um caminho, mas depois têm de sair dele e entrar numa zona muito técnica. Há que saber ter calma e reduzir o ritmo, por vezes bastante. E aumentar quando assim o podemos fazer. Este jogo é intencional por parte do traçador de percursos! Não se deixem enganar!

Fiquem bem,
Alexandre Alvarez