CPOC Online

Formação


Olá pessoal!

Primeiro que tudo vou responder à pergunta que deixei no último tema das escalas, e que era "Qual é a escala do mapa, se 5mm correspondem a 20 metros?".
A resposta era 1/4.000, muitos parabéns para quem acertou, e também para quem errou, pois significa que ambos pensaram nisto e com isso vão ganhar de certeza!

Esta semana decidi conjugar dois temas num só, as cores e os símbolos do mapa. O texto foi directamente importado de Évora, escrito pela Raquel Costa, nossa atleta de elite e cartógrafa, que tem feito inúmeras acções de formação, estágios e acompanhamento tanto de jovens como de mais velhos.

Ela mudou um pouco o formato a que vos habituei, mas vão ver que está igualmente fácil de compreender e é também um bom desafio!

Perto do final do texto podem ver a imagem com a legenda dos símbolos e cores do mapa para poderem responder às perguntas da Raquel.

Mapeando - Tema 5: O MAPA, CORES E SÍMBOLOS

Quando se fala em cores do mapa, estamos a falar da simbologia ISOM (International Specification for Orienteering Maps), que é uma linguagem internacional para mapas de Orientação, para que seja possível um Português fazer Orientação na China.
Esta simbologia poderá ser consultada no livro ISOM.

Nos mapas de Orientação são utilizadas 7 cores:

- Preto: Elementos rochosos ou elementos construídos pelo Homem.

- Branco: Floresta típica da zona, onde a corrida pode ser feita a 100% (zona com árvores).

- Verde: Vegetação + ou - densa (+ ou - escuro, respectivamente). Símbolos representados a verde têm a ver com a vegetação.

- Azul: Área com água. Os símbolos representados a azul têm a ver com a água.

- Amarelo: Área aberta, onde há ausência de árvores (quanto mais escuro, mais fácil a corrida).

- Castanho: Representa a informação associada ao relevo (buraco, colina, depressão, cota, curvas de nível...)

- Cinzento: Afloramento rochoso (chão em rocha, onde se consegue correr).

Este tema torna-se extenso se for apresentado de modo explicativo. Por isso decidi criar umas perguntas, com 2 níveis de dificuldade, para incentivar os menos experientes a consultarem a simbologia do mapa e ver se os mais experientes sabem a matéria toda. Eu vou enviar as soluções das perguntas na próxima semana. Até lá têm tempo para responder ou pensarem somente no que é apresentado. Eis as questões:

Nível 1 (quem tenha feito Orientação de 1 a 10 vezes)

1.1. Temos 2 caminhos. Um caminho representado com um traço contínuo preto, e outro com linha tracejada a preto. Qual dos dois caminhos é mais largo, mais visível e mais transitável?

1.2. Porque é que uma árvore é considerada especial? (representada com um círculo verde no mapa).

1.3. Como é que eu sei se um muro ou uma vedação são transponíveis, ou seja, que os consigo passar sem dificuldade, olhando apenas para o mapa?

1.4. Existem no mapa áreas a castanho?

1.5. Se eu visualizar no terreno uma área sem árvores, devo ver no mapa essa zona representada a branco ou a amarelo?

1.6. Se um círculo verde representa uma árvore especial, um círculo azul representa um _________.

1.7. O X representa um objecto especial. No entanto ele assume várias cores no mapa (azul, preto, verde e castanho). O que representa esse símbolo (X), em cada uma das cores?
X
X
X
X

1.8. O escarpado e a falésia assemelham-se a um pente. O que representam os dentes destes 2 símbolos?

Nível 2 (quem se considera experiente)

2.1. Se o branco é ausência de cor, porque não é também ausência de árvores?

2.2. Qual a diferença entre buraco (V castanho) e pequena depressão (U castanho)?

2.3. Existem duas tonalidades de amarelo. O amarelo mais escuro pode representar uma área aberta com zonas de vegetação rasteira?

3.4. Existem 3 tonalidades de verde, referentes à vegetação. O verde mais claro pode ser uma zona de árvores dispersas com baixa visibilidade?

3.5. A vegetação rasteira apresenta duas formas (Uma, mais difícil de passar - traços verdes mais juntos; e outra, mais fácil de passar - traços verdes mais afastados). É possível ter em simultâneo, numa zona representada como área alagadiça, vegetação rasteira?

3.6. Os símbolos de monte de pedras (triângulo equilátero preto) e zona rochosa (triângulo escaleno preto) vêm orientados a norte, nos mapas?

3.7. Quantas cores podem representar os meridianos de Norte, num mapa? Que critérios há para essa escolha?

3.8. Existe a falésia transponível e o escarpado. Como se representa um escarpado em terra intransponível?

3.9. As curvas de nível não são todas iguais. Porque é que existem curvas de nível Mestras e Intermédias?

3.10. O que representa a direcção dos traços verdes de uma vinha? O que significa uma vinha com um traço preto à volta?

As cores e os símbolos do mapa são uma linguagem. Têm uma forma de se escrever, de se combinar e um significado. Quando nos iniciamos na Orientação pensamos ainda nas cores e nos símbolos. Mas com a experiência, ao observarmos o mapa, vemos caminhos, lagos, floresta e não mais círculos, traços ou cores...

Legenda dos símbolos e cores do mapa

Bom, obrigado Raquel, ficamos em pulgas à espera das respostas e do próximo tema que, como seria de esperar, vem já para a semana!
Até lá, uma boa semana para todos!!!

Fiquem bem,
Alexandre Alvarez